Em Roraima, o ex-prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique (PL), recebeu a maior quantidade de votos nesse domingo (21) na eleição suplementar para governador do Estado. Mas isso não significa que ele foi declarado eleito. A candidatura ainda aguarda julgamento da Justiça Eleitoral.
Após a apuração ser concluída, a chapa de Arthur Henrique e Subtenente Velton obteve mais 160 mil votos, cerca de 60% dos válidos. Em segundo lugar, ficaram Soldado Sampaio e Tayla Peres, do Republicanos, com 35%.
Entretanto, como o registro de candidatura de Arthur Henrique havia sido rejeitado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Roraima, ele recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral. O recurso ainda não foi analisado.
O TSE também analisa a regra do tempo para os candidatos se afastarem de cargos públicos. Está sendo questionada a regra de até 24 horas, após a convenção partidária, estabelecida pelo Tribunal Regional, o que viabilizaria a candidatura de Arthur Henrique. O relator, presidente do TSE, ministro Kassio Nunes, defendeu a manutenção da regra. A análise está suspensa após pedido de vista da ministra Estela Aranha.
A candidatura de Arthur Henrique também é questionada no Supremo Tribunal Federal. O ministro Flávio Dino rejeitou a regra de 24 horas, argumentando que deve ser respeitado o prazo de três ou seis meses, previsto em lei.
A eleição suplementar para governador de Roraima foi convocada após os mandatos de Antonio Denarium (Republicanos) e do vice Edilson Damião (União Brasil) serem cassados. Enquanto não há uma decisão, o presidente da Assembleia Legislativa, Soldado Sampaio (Republicanos) permanece como governador interino.
Quem quer que assuma após a eleição suplementar, será governador de Roraima apenas até dezembro. A partir de janeiro, assumirá o candidato eleito nas eleições gerais que ocorrem em outubro.
1:52
